Categorias
Sem categoria

Nas Fazendas 03/ABR/2021 com Pedro Marques

Confira a seguir o primeiro Resumo Semanal NAS FAZENDAS com nosso Fundador e Consultor, Pedro Marques. Que você lê aqui no blog e acompanha em vídeo pelo nosso Instagram (clique aqui para seguir) um aparato geral do que está rolando em campo.

Confira o Resumo Semanal deste mesmo período sobre o Mercado do Boi Gordo clicando aqui.

O que está acontecendo Nas Fazendas?
Do dia 29 de Março até 3 de Abril, véspera de Páscoa

MANEJO GERAL: Nos últimos dias começamos o manejo de diagnóstico de gestação, e desde o início de mês de março vem sendo realizado o desmame dos terneiros nascidos no começo da estação de parição de 2020, entre os meses de agosto e setembro. O peso dos terneiros ao desmame tem sido 12% maior em comparação a 2020.

SANIDADE: Aproveitando a realização dos manejos de desmame e diagnóstico de gestação, realiza-se o manejo sanitários destes animais. As vacas prenhas recebem a vacina contra leptospirose, para novilhos e novilhas nascidos em 2019 é aplicado o reforço anual da vacina contra clostridiose, e os animais das gerações 2019 e 2020 recebem aplicação de vermífugo.

REPRODUÇÃO: Em duas fazendas acompanhadas pela PRM o diagnóstico de gestação já foi concluído. As taxas de prenhez obtidas até o momento são satisfatórias (80% e 83%). Nas vacas de desmame precoce o índice atingiu 85%.
Em uma fazenda acompanhada, utilizamos suplementação com carbo-quelatos (Fosbovi Engorda) para as vacas secundíparas (segunda cria), o qual impactou positivamente na taxa de prenhez, alcançando 83%. Tal índice no ano anterior era de 72% sem utilização do suplemento.

PASTAGENS DE VERÃO: As pastagens anuais como milheto, sorgo e capim sudão responderam bem à ocorrência de chuva e à aplicação de uréia, assim como ao manejo de roçada, onde foi necessário. Desse modo, a carga animal poderá ser elevada de 600kg/ha para 900kg/ha. E o GMD (ganho médio diário dos animais) será elevado em função da melhoria de qualidade destas pastagens (maior proporção de folhas em relação aos colmos).
Nas pastagens perenes, conseguiu-se reduzir a altura das plantas que estavam excedidas, e será necessário o manejo de roçadas para reduzir os colmos e facilitar a rebrota na primavera 2021.

PASTAGENS DE INVERNO: A emergência do azevém está mais homogênea e acelerada comparativamente à semana anterior em função da redução nas temperaturas médias e à presença de umidade no solo pelas chuvas ocorridas na semana de 22 a 28/03. Inicia-se neste momento a adubação das áreas de ressemeadura natural e semeadura da aveia.

CAMPO NATIVO: Momento de ajuste de carga em virtude da ocorrência do desmame e aparte das vacas diagnosticadas como prenhes ou vazias. Também está sendo realizada a categorização das fêmeas prenhes em primíparas, secundíparas, multíparas e CUT (criando a última cria).

SUPLEMENTAÇÃO: Com relação aos terneiros desmamados precocemente, para aqueles com mais de 130kg está sendo substituída a ração por suplementos proteico-energéticos com 25% de proteína e consumo de 0,2% do peso vivo, com objetivo de redução de custos (diária ração R$4,80 vs diária suplemento R$1,12). Além disso, pode ser uma alternativa para desmame convencional em março onde no ano de 2020 se utilizou ração.

COMERCIALIZAÇÃO: Mercado estável para o boi gordo e baixista para a reposição.

Gostou? Aceite as notificações do nosso site e fique por dentro de tudo que postarmos!
Siga também a PRM em nosso Facebook Instagram.