Categorias
Diagnósticos

Você Conhece o Capataz da sua Fazenda?

Conhecer o capataz que atua na sua fazenda é fundamental para saber como deve ser a comunicação e quais as tecnologias serão executadas, com maior naturalidade e êxito. Além disso, deve-se ter a consciência, que nesta função, como em qualquer outra, a margem para evolução pessoal e profissional é infinita. Portanto, conhecer o perfil do capataz auxiliará diretamente na qualidade da execução das tecnologias e por consequência no resultado da fazenda como um todo.

PerfilRotatividade de EquipeRegistrosQualidade ExecuçãoQuantidade de Atividades Concluídas
AtivoReduzidaMedianoMedianoÓtimo
Organizado e ComunicativoReduzidaÓtimoMuito BomMuito Bom
Organizado e ObjetivoAltaÓtimoÓtimoBom
Quadro 1. Perfil do capataz e características em virtude do perfil.

O capataz ativo, não encontra dificuldade para nada, está sempre disposto e disponível. É um bom gestor da equipe. No entanto, os desafios neste perfil são a qualidade dos registros das informações nas agendas, planilhas de controle e qualidade execução. O gestor necessita checar se as atividades foram bem compreendidas para evitar retrabalho.


O capataz organizado e comunicativo é o perfil de capataz mais desejado, mas muito raro de se conseguir já “pronto”. Neste perfil, necessita-se definir as atividades e dar o retorno (“feedback”) ao capataz de como estas tarefas foram executadas. Com o passar do tempo, compreenderá e evoluirá na qualidade da execução das tarefas e registros das informações. O gestor necessita comunicar-se com frequência com o capataz.

O terceiro perfil que se encontra nas fazendas é o capataz organizado e objetivo, neste perfil, a necessidade de comunicação pode ser menos frequente, pois ele apresenta um perfil de rápido raciocínio e apto a novas aprendizagens. O gestor deve ter uma conduta de orientar mais e cobrar menos, pois este perfil de capataz é extremante exigente consigo mesmo.


O capataz é a pessoa que auxilia a implementar a cultura da fazenda, sem ele, dificilmente se consegue evoluir nos resultados da fazenda. O sistema de produção pode até evoluir sem um capataz, que entenda a cultura da empresa, mas, para isso, o gestor precisará estar diretamente envolvido na atividade operativa, por consequência a organização da infra estrutura, comercialização e definição do cronograma das atividades de forma clara perderão qualidade. Portanto, conhecer o perfil do capataz e buscar fortalecê-lo determinará uma evolução significativa na fazenda.

AtividadesAtivoOrganizado e ComunicativoOrganizado e Objetivo
Pesagens e GMD++++
Manejo Sanitário+++++
Registros Diários++++
Registro Trocas de Potreiro ou de Invernadas++++
Visão Sistêmica da Fazenda+++++
Trabalhar Sob Pressão e Multi-Tarefas++++
Quadro 2. Atividades operativas e a classificação da execução.

Gostou? Aceite as notificações do nosso site e fique por dentro de tudo que postarmos!
Siga também a PRM em nosso Facebook Instagram.
Receba também este conteúdo em seu WhatsApp Clicando aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *